quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Violência é assunto só de segurança pública?

Foto: Nayana Melo / O Estado

O Jornal O Estado de hoje traz uma afirmação bastante relevante e que, caso tivesse uma circulação maior, estaria repercutindo por toda a cidade. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, que costuma pronunciar-se pouco à imprensa, disse que a "violência transcende a atuação da segurança pública".

http://www.oestadoce.com.br/noticia/violencia-transcende-atuacao-da-seguranca-publica

Há algum tempo, batemos nessa tecla: a de que o problema da violência não se resolve somente com uma secretaria, mas com um esforço articulado que envolva outras pastas, prefeitura, sociedade civil etc. O que chama atenção é o fato de o secretário endossar essa afirmação. Trata-se de uma posição corajosa e que resulta em uma série de consequências. Se as políticas públicas estão falhando é porque os respectivos gestores não estão desempenhando seu papel a contento por uma série de motivos.
O passo seguinte a essa afirmação é ver o que está sendo feito de errado e o que nem chegou a sair do papel. Seria muito bom que o secretário da Segurança Pública liderasse esse movimento e cobrasse das demais autoridades o cumprimento do que efetivamente lhes cabe.
A matéria de O Estado traz uma série de informações que mostram como a rede de proteção social está cheia de furos. E por esses furos transitam traficantes, adolescentes, policiais, professores, líderes comunitários, assistentes sociais, burocratas, donas-de-casa... Todos envolvidos em relações de dependência, conflito e desentendimentos que acabam resultando nos elevados índices de criminalidade e violência de nossa capital.
Como se pode ver, o crime nem sempre é assunto (só) de polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário