terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Sejam todos bem-vind@s!



A violência, a (in) segurança pública e o crime tornaram-se temas que mobilizam os espaços públicos e privados de debate em nosso País, independentemente de que esfera de poder se esteja tratando: federal, estadual ou municipal. Diariamente, notícias, dados, pesquisas e análises são produzidos de forma incessante, sob os mais diversos espectros teóricos, ideológicos e políticos. Esse material é lido, reprocessado e reproduzido pelas mais diversas fontes: policiais, vítimas, especialistas, jornalistas, políticos etc.
A interpretação sobre o que está ocorrendo não é neutra e está sujeita a disputa. Está em jogo o poder de definir situações, sentimentos e expectativas. Vence quem consegue impor sua versão sobre a realidade social ainda que esse domínio se dê sob acirrada contestação e seja submetido a diversos constrangimentos. Nesse sentido, os meios de comunicação possuem um papel estratégico ao propor questões, expor relatos, traçar narrativas e, de certa forma, pautar a ação política ao mobilizar o que chamamos de opinião pública.
É nessa intercessão que este blog se insere, ao trazer para sua arena o que é veiculado pela imprensa sob a ótica de quem se dedica a estudar de forma mais profunda os três elementos que dão nome a este espaço virtual. Por causa das limitações técnicas e físicas dos meios de comunicação, muitas vezes esse diálogo se dá de forma truncada, gerando descontentamento de ambas as partes. O que se pretende com o blog é tornar esse relacionamento mais efetivo e transformador, fruto da busca pela compreensão do outro e do desarme. Mais que ser um reservatório de verdades absolutas, o que queremos aqui é ampliar a conversa, tornar mais complexo o que parece ser banal e por em relevo o que se esconde nas entrelinhas. Para tanto, estamos juntando todos aqueles que se dispõem a arregaçar as mangas e pensar, livrando-se assim da manada.
Este blog é ainda uma tentativa de agrupar reflexões dispersas em tuítes, postagens no Facebook e endereços eletrônicos diversos. A ideia é concentrar tudo isso em um único local, estabelecer um nó privilegiado em meio a tantas redes que sirva como foco de convergência e, ao mesmo tempo, de divergência em meio ao deserto representado pelo pensamento único.
É isso. Aguardamos suas intervenções!

Um comentário:

  1. Excelente iniciativa, Ricardo e Leonardo. Espero que o espaço seja palco de boas discussões e contribua para melhorar a segurança pública e a cobertura da imprensa sobre o tema.

    ResponderExcluir